A Tartaruga Encontra a Sua Casa
Maya Fowler
Katrin Coetzer

Um dia, a Tartaruga estava a passear pelo campo. Estava a procurar e a procurar. Olhou para longe e concentrou o seu olhar na relva. Depois passou pelo Caracol.

1

"Estás à procura de alguma coisa?" perguntou o Caracol. "Sim, Caracol, estou à procura da minha casa. Viste-a, por acaso?"

2

O Caracol disse. "Não, não a vi, mas vou ajudar-te a procurar!" Ele subiu para cima da carapaça da Tartaruga. A Tartaruga andou com o Caracol às suas costas. Procuraram e procuraram, mas não havia sinal da casa. O sol brilhava no céu.

3

Um pouco mais tarde, passaram pelo Pardal. "Estás à procura de alguma coisa?" perguntou o Pardal. "Sim, Pardal, estou à procura da minha casa. Viste-a por acaso?" O Pardal disse: "Não, não a vi, mas vou ajudar-te a procurar!"

4

Bateu as suas azas e afastou-se. "Mas estás a ir muito depressa para mim," queixou-se a Tartaruga. O Pardal voltou. "Está bem, então vou subir para a tua carapaça também."

5

A Tartaruga continuou, com o Caracol e o Pardal sentados na sua carapaça. Procuraram e procuraram, mas não havia sinal da casa. O sol já estava a descer.

6

Um pouco mais tarde, passaram pela Joaninha. "Estás à procura de alguma coisa?" perguntou a Joaninha. "Sim, Joaninha, estou à procura da minha casa. Viste-a, por acaso?"

7

A Joaninha disse: "Não, não a vi, mas vou ajudar-te a procurar!" Ela subiu para as costas da Tartaruga e ela lá continuou, com o Caracol, o Pardal e a Joaninha sentados nas suas costas. Procuraram e procuraram, mas não havia sinal da casa. Uma briza começou a soprar.

8

Um pouco mais tarde, passaram pelo Rato. Estava a fazer uma coroa de margaridas. "Estás à procura de alguma coisa?" perguntou o Rato. "Sim, Rato, estou à procura da minha casa. Viste-a, por acaso?"

9

O Rato disse: "Não, não a vi, mas vou ajudar-te a procurar!" Ele subiu para as costas da Tartaruga. "Espera, não posso deixar as minhas flores." A Tartaruga esperou. O Rato esticou-se e esticou-se e apanhou a suas margaridas.

10

A Tartaruga continuou a andar, com o Caracol, o Pardal, a Joaninha e o Rato às suas costas. Procuraram e procuraram, mas não havia sinal da casa. O vento levantou as folhas do chão e fez um remoinho com elas à volta dos pés da Tartaruga. A Tartaruga ficou cansada. "Vocês são pesados," suspirou.

11

O vento ficou mais forte. O céu ficou escuro. "Oh, onde está a minha casa?" perguntou a Tartaruga. Trovejava nas montanhas. Relâmpagos aclaravam o céu ao longe. Começava a chover. "Oh, onde está a casa da Tartaruga?" perguntaram o Caracol, o Pardal, a Joaninha e o Rato.

12

O vento fazia remoinhos e chicoteava. Soprou o Caracol, o Pardal, a Joaninha e o Rato das costas da Tartaruga.

13

E depois veio o granizo, bate-bate-bate. A Tartaruga apanhou um susto tão grande que fugiu para dentro da sua carapaça. Estava quentinho e aconchegado lá dentro.

14

"Oh, aqui está a casa da Tartaruga!"

15
You are free to download, copy, translate or adapt this story and use the illustrations as long as you attribute in the following way:
A Tartaruga Encontra a Sua Casa
Author - Maya Fowler
Translation - Translators without Borders
Illustration - Katrin Coetzer
Language - Portuguese
Level - First paragraphs