O Boi E O Burro
Melese Getahun Wolde
Salim Kasamba

Um pobre agricultor tinha um velho boi que não gostava de trabalhar. O boi não queria lavrar o campo do agricultor. Ele queria ficar em casa e comer relva, beber água e descansar.

1

O agricultor tinha um burro, também. O burro e o boi eram amigos. Ao final do dia, o boi e o burro falaram um com o outro. "Estou tão cansado," disse o boi. "Trabalhei tanto todo o dia. O arado é grande e pesado. O agricultor nunca me deixa descansar."

2

O burro olhou para o boi. "O boi é preguiçoso," ele pensou. "Ele não gosta de trabalhar." "Achas que o teu arado é pesado?" exclamou. "Acredita, meu amigo, é leve! Eu hoje trazia um saco de Teff às minhas costas. Era mais pesado que o teu arado, tenho a certeza."

3

No dia seguinte, o dois animais encontraram-se novamente. "Eu hoje tive um mau dia," disse o boi. "O campo do meu dono é longe, e estava cheio de pedras. Trabalhei muito todo o dia. Não descansei nada."

4

"Tu trabalhaste muito?" disse o burro. "Eu hoje fui ao mercado. Era na cidade, a muitos quilómetros de distância. Tenho a certeza que trabalhei mais do que tu."

5

No dia seguinte, o boi chegou novamente tarde a casa. "Oh, meu amigo," disse ele ao burro. "Hoje foi um dia muito mau para mim." Mas o burro não queria ouvir mais o boi.

6

"Estás sempre cansado," ele disse. "Todos os dias são maus para ti. Ouve, tenho uma boa ideia. Amanhã, quando chegar o agricultor, deita-te no chão. Fecha os olhos, e diz, 'Moo! Moo!' O agricultor vai achar que estás doente. Ele vai-te deixar descansar." O boi gostou da ideia do burro. "Obrigado, caro burro, isso é uma muito boa ideia," disse ele.

7

Então na manhã seguinte, o boi deitou-se no chão. Quando o agricultor chegou, o boi fechou os olhos. "Moo! Moo!" disse ele. O agricultor olhou para ele. "O meu pobre boi velho está doente", disse ele. "Mas tenho de lavrar o meu campo. Quem é que me vai ajudar? Oh, está ali o meu burro! Ele hoje pode puxar o arado."

8

O agricultor levou o burro para o seu campo. Amarrou o arado ao burro, e começou a bater-lhe com o seu chicote. "Vai! Mais rápido! Puxa!" gritou ele para o burro.

9

O burro trabalhou muito todo o dia, e à noite estava muito cansado. Lentamente, voltou para casa. O boi estava à sua espera. "Querido burro," disse o boi. "Eu hoje tive um lindo dia. Comi um pouco de relva, bebi água, e descansei debaixo de uma grande árvore. Amanhã quero descansar outra vez. O que posso fazer? Dá-me outra ideia."

10

O burro olhou para o boi. "O trabalho dele é bem pior que o meu," pensou ele. "Não quero voltar a fazê-lo amanhã outra vez." "Meu amigo," disse ele finalmente. "Tens de ter cuidado. O agricultor estava hoje a falar com a sua esposa. Ouvi-o dizer 'O meu boi está sempre cansado e agora está doente. Se não estiver melhor amanhã, vou matá-lo, e podemos comer a carne.'."

11

O boi ficou muito assustado. "O quê? Ele disse isso?" Exclamou. "Então amanhã vou trabalhar. Já me sinto bastante melhor. Não estou nada cansado!"

12
You are free to download, copy, translate or adapt this story and use the illustrations as long as you attribute in the following way:
O Boi E O Burro
Author - Melese Getahun Wolde, Elizabeth Laird
Translation - Translators without Borders, Rossana Lima
Illustration - Salim Kasamba
Language - Portuguese
Level - Longer paragraphs